Banco indenizará consumidor vítima de golpe do boleto
O
consumidor alegou que possui cartão de crédito administrado pela
instituição desde 96 e, como de costume, realiza o pagamento de faturas
enviadas ao seu endereço comercial. Desta forma, em novembro 2016,
recebeu fatura no valor de R$ 44 mil, e efetuou seu pagamento. Dias
após, foi informado de que a fatura estava em aberto.
Após buscar orientação no
banco, foi orientado a registrar boletim de ocorrência. Mesmo assim, o
problema não foi solucionado e o autor foi obrigado a efetuar o
pagamento parcial da fatura de dezembro acrescida de multa e encargos,
além de ter uma compra recusada. Assim, pleiteou a restituição em dobro
do valor da cobrança indevida, além de indenização por danos morais.
Em resposta, o banco
apontou que, posteriormente, providenciou a devolução dos valores.
Alegou, ainda, que os clientes devem estar atentos aos dados do boleto e
que não praticou ato ilícito, não podendo ser responsabilizado.
Para o magistrado, no
entanto, ficou demonstrado que o autor fez diversos contatos com o
banco, sem êxito, além de ter recebido tratamento inadequado pela
instituição. Outrossim, o banco demorou mais de três meses para promover
o estorno dos valores, causando prejuízos, ficando demonstrada a falha
na prestação de serviço.
"Não deve prevalecer a tese de que existe a excludente do nexo causal fato de terceiro, uma vez que a emissão do boleto e a compensação do cheque, descontado na conta do autor e a não constatação da fraude são atos praticados pelos próprios prepostos do réu, que não agiram com a cautela que deles é esperada."
A sentença ainda destaca
que a possibilidade de utilização de documentos falsos por terceiro, em
sede de relação de consumo, não é suficiente para eximir a
responsabilidade da ré, “devendo a mesma arcar com os riscos de sua
atividade”.
A indenização foi fixada em R$ 4 mil. O dano material foi julgado extinto, visto que o réu realizou os estornos devidos.
Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275599,31047-Banco+indenizara+consumidor+vitima+de+golpe+do+boleto
Comentários
Postar um comentário