Danos morais: confira as 20 causas que mais geram indenizações no país
CONFIRA AS 20 CAUSAS MAIS COMUNS
1) Suspensão indevida de fornecimento de energia elétrica ou água em virtude de cobranças antigas
Casos
em que o consumidor, havendo o comprovante de pagamento da fatura, teve
sua energia suspensa, deve juntar no processo a comprovação de
pagamento e, constatada a cobrança indevida, será ilegal o corte, pois
estamos diante de um serviço indispensável ao cidadão. Dessa forma,
vistos os transtornos, cabe dano moral ao cliente.
2) Falta de notificação do devedor na inscrição de seu nome em órgãos de proteção ao crédito ou inscrição indevida
A
inscrição do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito deve
ser prescindida de notificação, sob pena de nulidade, uma vez que deve
ser permitido ao mesmo o direito de quitar seus débitos, caso o
consumidor não tenha como provar que não recebeu a Notificação, esse
ônus será da empresa que realizou o protesto, cabendo assim, ação na
Justiça e ressarcimento por danos morais, pelo constrangimento causado.
3) Exposição de conteúdo ofensivo sobre pessoas na internet ou qualquer meio de comunicação
Nos
casos de dano moral na internet, onde alguém realiza uma postagem de
cunho difamatório, ainda que haja o direito constitucional de liberdade
de expressão, não é permitido ofender, injuriar ou difamar outra pessoa
em rede social.
Nesses casos, assim que tomar conhecimento do fato, deve
a pessoa que se sentir ofendida tirar uma captura da tela e levar ao
cartório para realização de ata notarial para valer como prova em ação
de dano moral.
4) Erro médico, quando for demonstrada a culpa do profissional
A
comprovação do erro médico quase sempre deve ser demonstrada através de
prova pericial a ser realizada nos processos. Nos casos em que
confirmada a culpa do profissional esse deve ser responsabilizado pelo
danos morais causados ao paciente. Em alguns casos, o hospital ou
clínica pode ser responsabilizado.
5) Cobranças abusivas, sob ameaça, constrangedoras ou com publicidade negativa do devedor e protesto indevido
São
os casos em que há o abuso do poder de cobrança, sendo muitas vezes o
consumidor ameaçado com gritos, ofensas pessoais, entre outros meios
ilícitos. O ideal nesse caso é o consumidor solicitar as gravações das
empresas, sempre anotando o número de protocolos de atendimento. Caso a
empresa não forneça as gravações passa a ser seu ônus confirmar que não
houve abuso.
6) Clonagem de cartão de crédito ou obtenção de senha de forma fraudulenta
Quando
houver a clonagem do cartão de crédito é interessante que o consumidor
realize a contestação da cobrança junto à operadora de crédito, bem como
notificar, de imediato, o uso indevido do cartão. Deve também guardar
cópia das faturas para servir como prova na ação.
7) Retenção do salário de correntista para pagamento de débitos com o banco
Os
bancos não podem reter verbas de natureza salarial para pagamento de
débitos antigos, em virtude da natureza alimentar do salário. Caso venha
a ocorrer a retenção deve o correntista guardar o extrato para valer
como prova.
8) Descontos em contas bancárias sem autorização do cliente
Os
bancos devem ter autorização expressa do cliente onde se solicita a
autorização de desconto das tarifas bancárias, caso contrário, havendo
prova documental de que inexiste a autorização, é cabível o dano moral.
9) Pessoa atingida por bala perdida em tentativas de roubos de malotes de dinheiro em frente a agências bancárias
A
situação de um roubo dentro de uma agência bancária, que presume a
ideia de segurança ao cliente, é inegável caso de dano moral, pois
ultrapassa a esfera da mera violência do cotidiano, além de passível
lesão a honra do cliente.
10) Desvio de dados pessoais de clientes por trabalhadores de empresas de telefonia ou TV a cabo
As
empresas não podem utilizar os dados dos clientes sem autorização. Em
caso de repasse dessas informações e inclusive ofertas onde o consumidor
expressou o pedido de retirada do seu nome é inegável dano moral em
razão de violar os direitos da personalidade de cunho constitucional,
dispostos expressamente no art. 5º da Constituição Federal,
que assegura a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra
e da imagem das pessoas. Nesses casos é sempre importante anotar o
número de protocolo do atendimento.
11) Bloqueio de linhas telefônicas móveis sem aviso prévio
O
bloqueio da linha telefônica deve ser prescindida de notificação, sob
pena de nulidade, uma vez que deve ser permitido ao mesmo o direito de
quitar seus débitos, caso o consumidor não tenha como provar que não
recebeu a notificação, esse ônus será da empresa que deve comprovar sua
realização.
12) Fraturas por quedas em vias públicas por problemas de má conservação, falta de iluminação ou má sinalização
Em
casos em que se sinta humilhado pela situação, deve o cidadão
documentar através de registros fotográficos e prova testemunhal o
ocorrido. Al´[em disso, com a tecnologia, é possível fazer vídeos no
momento da queda. Em seguida, o material deve ser anexado como prova em
ação judicial. Nesses casos, o município é o réu.
13) Perda de compromissos em decorrência de atraso de voo ou overbooking
Digamos
que você programa uma viagem para um casamento, nada data do embarque o
voo atrasa e você perde o evento, nesse caso há um dano moral
presumido, bastando que o consumidor comprove que teria compromisso
profissional ou pessoal agendado para o dia do embarque.
14) Recusa em cobrir tratamento médico hospitalar
Caso
em que o usuário de um plano de saúde tem o tratamento negado, mesmo
com orientação médica. Nesse caso há o dano moral, pois, compete ao
médico, e não ao plano de saúde, a indicação do tratamento do paciente.
Ocasião em que deve o usuário documentar a negativa do plano de saúde e o
motivo que gerou a negativa. Tal caso deve ser analisado pelo
magistrado.
15) Pessoa ser presa erroneamente
É
a ocasião em que a pessoa é presa por ser confundida com criminoso. O
dano moral nesse caso é claro em razão da violação ao direito
constitucional de liberdade, além da inegável repercussão negativa na
vida pessoal da pessoa.
16) Ficar sem energia elétrica por tempo excessivo
Havendo
a demora no restabelecimento da energia, deve indenizar pelos danos
morais a companhia elétrica quando não demonstra a razão da demora
superior ao tempo previsto em suas resoluções. Nesses casos, é
importante anotar os números de protocolo de atendimento.
17) Bagagem extraviada em voos
Situação
em que a bagagem não chega ao destino final do passageiro, e gera
transtornos na viagem. Para entrar como uma ação, o cliente deve,
sempre, fotografar o conteúdo da bagagem, especialmente se forem
despachados objetos de valor.
18) Cancelamento de voos
Situação
em que deve o consumidor registrar os atrasos, guardando os bilhetes
aéreos. Lembrando que o dano moral no caso de cancelamento de voo
somente nos casos em que a companhia área não atender a resolução 141 da ANAC ou nos casos que há perda de um compromisso profissional/pessoal.
19) Suspensão indevida de energia elétricaCaso em que o consumidor, havendo o comprovante de pagamento da fatura, teve sua energia suspensa, deve juntar no processo a comprovação de pagamento e, constatada a cobrança indevida, será ilegal o corte, pois estamos diante de um serviço indispensável ao cidadão.
20 Perfil falso em redes sociais
Caso o cidadão verifique a existência de um perfil 'fake' que vem o difamando em rede social e, denunciando ao provedor de internet, o mesmo não tome as providências cabíveis, é passível a condenação de danos morais. Nesse caso identificamos sempre o usuário em capturar a tela do perfil e fazer a ata notarial em Cartório.
Fonte: https://examedaoab.jusbrasil.com.br/noticias/549341831/danos-morais-confira-as-20-causas-que-mais-geram-indenizacoes-no-pais
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