Viação deve indenizar em R$ 25 mil passageira obrigada a dormir em ônibus quebrado durante viagem
Uma moradora de Linhares deve ser indenizada em R$ 25 mil por uma
empresa de ônibus, após ser obrigada a dormir com seu filho em um ônibus
com defeito, sem ar condicionado, à beira da estrada, durante um
trajeto de três dias de duração, que partiu de Rondônia, atravessou o
Mato Grosso, com destino a Colatina, Espírito Santo.
Segundo os autos, por volta das 20h do segundo dia de viagem, após
realizar uma parada em um ponto, o ônibus parou de funcionar forçando os
passageiros a pernoitar no local. No dia seguinte, não sendo
solucionado o problema, os passageiros acionaram a Polícia Rodoviária
Federal (PRF) e, somente após tal atitude, conseguiram que a empresa
enviasse outro ônibus para seguirem viagem.
Em contestação, a viação defendeu que o ônibus não pôde ser
consertado, pois apresentou defeito de noite, e que os passageiros
teriam optado por pernoitar dentro do veículo, já que, durante a viagem,
teriam que dormir nele de qualquer maneira.
A viação sustenta, ainda, que forneceu alimentação adequada aos
passageiros enquanto eles aguardavam a chegada de novo ônibus enviado
pela empresa, para seguirem viagem.
Porém, para o juiz do 2º Juizado Especial Cível de Linhares, além de
não ser crível a ideia de que todos os passageiros do ônibus teriam
optado por dormir à beira da estrada, em um ônibus, sem ar-condicionado
funcionando, ao invés de passarem a noite em um hotel ou pousada paga
pela requerida, a mesma não apresentou qualquer comprovação de que a
opção tenha sido oferecida e rejeitada por seus clientes.
“Diante disso, certo é que o fato de ter passado a noite nas
condições acima narradas, agravado em razão de estar na companhia de seu
filho de aproximadamente um ano de idade, trouxe grande transtorno à
requerente, tendo em vista toda a raiva, indignação e frustração
suportados e, também, a apreensão de encontrar-se em ônibus estacionado
em posto localizado às margens da rodovia, lugar sabidamente propenso à
ocorrência de assaltos”, explicou o juiz em sua decisão.
O magistrado explicou ainda que a requerida goza de excelente saúde
financeira e é reincidente em casos semelhantes de desrespeito ao
consumidor, não apresentando conduta conciliatória, pois deixou de
aceitar contraproposta de acordo em valor razoável, justificando assim o
valor da indenização.
Vitória, 24 de abril de 2018.
Processo nº: 0013263-88.2015.8.08.0030
Fonte: http://www.tjes.jus.br/viacao-deve-indenizar-em-r-25-mil-passageira-obrigada-a-dormir-em-onibus-quebrado-durante-viagem/
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